sábado, 17 de julho de 2010
Como funciona a turbina
turboalimentador é composto de um compressor de ar centrífugo, diretamente ligado a uma turbina centrípeta.
O rotor do compressor e o rotor da turbina estão ligados por um eixo suportados por mancais flutuantes, alojados em uma carcaça central. O compressor centrífugo consiste de uma carcaça de alumínio e um rotor. A turbina centrípeta é formada por uma carcaça de ferro fundido e pelo eixo rotor. A carcaça central incorpora o prato do compressor, protetor térmico, anéis trava dos mancais, mancais radiais, mancal de encosto, colar centrifugo, anéis de pistão e anel de vedação.
Noções sobre Funcionamento de um Turboalimentador
De toda a energia produzida por um motor de combustão interna somente um terço é utilizado para a movimentação do motor, o outro terço se dissipa através do sistema de refrigeração e o terço restante se desperdiça como gases de escape. O turboalimentador aproveita a energia produzida pela expansão destes gases para girar o eixo rotor da turbina, que atinge rotações que variam de 3.000 a 130.000 RPM. Por estar unido por um eixo comum ao rotor do compressor este gira à mesma velocidade, aspirando o ar do filtro e comprimindo através da carcaça do compressor para o interior do cilindro.
Componentes do Turbo e suas funções
1 - Carcaça compressora e rotor do compressor: O compressor de ar centrífugo tem a função de aspirar o ar atmosférico e comprimi-lo para o interior do cilindro, chegando a atingir até três vezes a pressão atmosférica.
2 - Carcaça central: recebe óleo lubrificante do próprio motor e serve de sustentação ao conjunto eixo da turbina e rotor do compressor que flutuam sob mancais radiais.
3 - Eixo e carcaça da turbina: a turbina centrípeda é acionada pela energia térmica dos gases de escape e tem a função de impulsionar o compressor centrífugo.
Função do Turboalimentador
A função do turboalimentador é fornecer um volume de ar maior ao motor, possibilitando uma queima perfeita do combustível e um melhor desempenho.
Motor Turboalimentado: Um motor turboalimentado, por receber o oxigênio comprimido através do compressor do turboalimentador, trabalha tanto a nível do mar quanto em altitudes, com 100% de sua capacidade volumétrica.
Motor Aspirado: Um motor aspirado perde a cada 1000m acima do nível do mar 10% de sua potência. Somado sua deficiência natural ele teria, em 1000m de altitude, uma perda de 30%.
Benefícios obtidos com o Turboalimentador
Maior Potência: Ao se introduzir maior quantidade de ar no cilindro, o motor automaticamente pode queimar um volume maior de combustível e ter um aumento significativo de potência, que varia em torno de ±20%.
Menor Consumo de Combustível: A quantidade de combustível consumida por um motor turboalimentado e aproximadamente 10% menor a do naturalmente aspirado. Este fato ocorre, devido ao motor turboalimentado ter um aproveitamento total do combustível.
Eliminação da Fumaça: Um motor turboalimentado é basicamente um motor limpo. Ao dispor de um volume maior de ar no cilindro, assegura uma queima perfeita dos gases, evitando o desperdício de combustível e eliminando a fumaça.
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